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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

unidade_2_percepcoes_ao_navegar_por_hipertestos_neio.doc


Conforme a orientação da atividade 2.2 do guia do cursista  das “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” em sua página 89, observei que há uma sequência de mais de dez janelas e cada uma com cerca de nove links referentes à frase “o que é hipertexto”.
Buscamos a leitura de alguns desses links e constatamos que há uma profusão de informações que navegam da definição da palavra,  atravessando sua historicidade até a novos links que nos remetem a novos links com textos já vistos ou até mesmo contraditórios.
Devemos tomar certos cuidados para não nos perdemos nessa teia de informações que, imperceptivelmente, podemos sair do foco principal que é a imagem, texto ou outra informação que desejamos.
Percebemos que ao navegar, os links inserem variáveis com a palavra-chave pedida, desta maneira registramos a grandiosidade da pesquisa pela web, sua teia de canais conduz aos mais diversos menus que estão interligados e consequentemente são acessados, tendo um grau de interatividade que ultrapassa a leitura simples, linear.
Seguindo a orientação da atividade, buscamos após o nosso olhar sobre a pesquisa “hipertexto” o link “http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto” e o interessante é que a sua definição demonstra o que percebemos sobre hipertexto que foi: “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal”.

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