Conforme a orientação da
atividade 2.2 do guia do cursista das
“Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” em sua página 89,
observei que há uma sequência de mais de dez janelas e cada uma com cerca de
nove links referentes à frase “o que é hipertexto”.
Buscamos a leitura de alguns desses
links e constatamos que há uma profusão de informações que navegam da definição
da palavra, atravessando sua historicidade
até a novos links que nos remetem a novos links com textos já vistos ou até
mesmo contraditórios.
Devemos tomar certos cuidados
para não nos perdemos nessa teia de informações que, imperceptivelmente,
podemos sair do foco principal que é a imagem, texto ou outra informação que
desejamos.
Percebemos que ao navegar, os
links inserem variáveis com a palavra-chave pedida, desta maneira registramos a
grandiosidade da pesquisa pela web, sua teia de canais conduz aos mais diversos
menus que estão interligados e consequentemente são acessados, tendo um grau de
interatividade que ultrapassa a leitura simples, linear.
Seguindo a orientação da
atividade, buscamos após o nosso olhar sobre a pesquisa “hipertexto” o link “http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto”
e o interessante é que a sua definição demonstra o que percebemos sobre
hipertexto que foi: “Hipertexto é o termo que remete a um
texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na
forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através
de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses
links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones
gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de
informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou
complementam o texto principal”.
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