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sexta-feira, 2 de novembro de 2012

REFLEXÕES INICIAIS


“A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” - Juan Ignacio Pozo

Segundo o autor, a sociedade atual vive momentos paradoxais em relação à aprendizagem em que cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender. Isso acontece porque vive-se com demandas muito diversificadas de conhecimento e de informação que são importantes para se viver de maneira inclusiva e participativa. Para tanto, é necessário aprender mais e de forma diversificada.
Acultura da aprendizagem mudou porque as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento e por conseguinte novas formas de alfabetização (gráfica, informática,
literária e outras). Assim, a escola deixou de ser a principal fonte de conhecimento, pois existem muitas outras formas mais atraentes e ricas para se tornar uma pessoa informada. No entanto, ler e se informar não é o suficiente. É preciso que as pessoas consigam organizar e construir o seu próprio olhar na construção desse conhecimento. Para isso é necessário adquirir competências cognitivas, entre as quais o autor cita as cinco mais importantes: competências para a aquisição de informação, para a interpretação da informação, análise da informação, compreensão da informação    
e comunicação da informação.
Dessa forma, uma das metas essenciais da educação seria formar alunos com capacidade de gestão dos conhecimentos, autônomos na busca do saber e isso exige uma nova postura do professor na maneira de ensinar.
Em suma, na sociedade da aprendizagem,  requer apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.

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