“A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter
informação em conhecimento” - Juan Ignacio Pozo
Segundo o autor, a sociedade atual vive momentos paradoxais
em relação à aprendizagem em que cada vez se aprende mais e cada vez se
fracassa mais na tentativa de aprender. Isso acontece porque vive-se com
demandas muito diversificadas de conhecimento e de informação que são
importantes para se viver de maneira inclusiva e participativa. Para tanto, é
necessário aprender mais e de forma diversificada.
Acultura da aprendizagem mudou porque as tecnologias da
informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento e por
conseguinte novas formas de alfabetização (gráfica, informática,
literária e outras). Assim, a escola deixou de ser a
principal fonte de conhecimento, pois existem muitas outras formas mais
atraentes e ricas para se tornar uma pessoa informada. No entanto, ler e se
informar não é o suficiente. É preciso que as pessoas consigam organizar e
construir o seu próprio olhar na construção desse conhecimento. Para isso é
necessário adquirir competências cognitivas, entre as quais o autor cita as
cinco mais importantes: competências para a aquisição de informação, para a
interpretação da informação, análise da informação, compreensão da
informação
e comunicação da informação.
Dessa forma, uma das metas essenciais da educação seria
formar alunos com capacidade de gestão dos conhecimentos, autônomos na busca do
saber e isso exige uma nova postura do professor na maneira de ensinar.
Em suma, na sociedade da aprendizagem, requer apropriar-se de novas formas de
aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos maiores desafios
a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.
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