Pages

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ativ.3.1 Contextualizando Mudanças: da teoria à prática


- Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas e curiosidades?
Com certeza, não vejo a educação como caixotes amontoados de conhecimentos, vejo a educação como uma biblioteca e páginas da internet, sempre a ví de modo diferente e explico porque.
Obvio que quando era criança nas escolas não havia sequer pensamentos de internet, nem de celular, Ipod, notbooks, tablet e toda esta parafernalha digital nem na mais louca ficcção poderia ser realidade. Entretanto neste universo que tão discriminado do livro impresso arrumadinho que eu fui criado, formou vários grandes pensadores, incluisve o autor e professor Pedro Demos.
Ai está a diferenças, nas bibliotecas há os hiperlinks dos títulos que nos procuramos e na tela digital há as prateleiras com os temas que nos encanta. Não existe o velho e o novo, para mim existe as tentativas de melhorar o processo socializador do conhecimento do ser humano usando a cada período políticosocial novas teorias que de alcance as mudanças sociais.
Tenho plena consciência das minhas limitações, mas somos seres adaptativos e esta adaptação é a razão da sobrevivencia e evolução da nossa espécie, tenho que conhecer o novo, mesmo que ele seja mais rápido do que eu para sobreviver e continuar em frente.
- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que possam ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expresão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Primeiro devemos saber respeitar o outro e  a esse outro que  nós respeite, pois todos temos limites e expectativas e temos que administrar  esse processo dialógico nas relações sociais;
Segundo saber ouvir e saber entender as necessidades de cada um dos alunos porque nossas turmas são compostas por indivíduos heterogênios com histórias dispares;
Terceiro é permitir que esta dicotomia no tecnologico faça o professor, por ser teoricamente mais experiente, aprenda com o outro e transforme este conhecimento em saber;

Nenhum comentário:

Postar um comentário